Uma geladeira ou câmara frigorífica é uma instalação industrial estatal ou privada, na qual são armazenados carnes ou vegetais, para posterior comercialização. O produto agrícola (frutas e verduras) são na sua amplo maioria perecível. Depois da colheita segue um recurso comumente denominado como respiração durante o qual os açúcares se combinam com o oxigênio do ar produzindo dióxido de carbono e água e despedindo calor, até a completa maturação do fruto. Ao mesmo tempo, os microorganismos que estão presentes nos frutos à temperatura local, se alimentam e reproduzem a um ritmo exponencial, à medida que se aproxima a maturação, destruindo os tecidos.
A carne de animais (bovinos, suínos, peixes, aves), após falecidos não seguem nenhum modo natural, no entanto o ataque de microorganismos que, à temperatura recinto, atacam os tecidos. A carne deixa de ser comestível em 2-3 dias. Também por esse caso, mantendo-se as carnes à baixas temperaturas, o procedimento de deterioração pode impedir e, deste jeito, ingerir a carne abundantes meses após o sacrifício. A expectativa de ofertar os frutos e as carnes durante uma etapa mais grande tem uma importancia alimentar e econômica muito amplo.
Pra esta finalidade, são armazenados os produtos em casas frigoríficos a temperatura apropriada que permite oferecer ao consumidor bastante tempo após a colheita. Existem tabelas que apontam que a temperatura e a umidade relativa e qual é o tempo máximo que é necessário conservar qualquer um antes de enviá-los pro mercado.
Desde a pré-história, o ser humano sabia fazer fogo e aquecer-se, entregar calorias de frutas e produtos hortícolas, entretanto esfriar, tirar calorias, compreendeu há pouco tempo. 1 °C mais baixa do que a ajustada. Um termostato fecha a válvula de expansão e um presostato fecha a corrente do compressor. Passado um tempo, a temperatura sobe com o calor que passa pelas paredes e na abertura da porta da câmara.
1 °C mais alta do que a fixada a válvula é aberta e a corrente. O ciclo volta a trabalhar. Desde fins do século XIX usava-se amônia como gás refrigerante, porém é tóxico e, desta maneira, prejudicial no momento em que há perdas de gás. Na década de setenta do século XIX, o substituiu por gás da família dos cloro-flúor-carbono-CFC chamados comercialmente Freon ou R11. Entretanto, continua utilizando gases da mesma família, contudo que são menos danosos. Em instalações de amplo porte, com o pessoal de controle, você continua usando amônia, também denominado R717.
O edifício da planta tem piso, paredes e teto revestidos com muitas camadas de utensílio plástico isolante e entre elas uma chapa metálica pra impossibilitar infiltração de umidade (vapor de água). Câmeras pra um lado ou os 2 de um corredor. Cada uma com uma porta de fechamento hermético manual ou automática, pela qual entram e saem os produtos para esfriar.
- American Chamber of Commerce of Argentine,
- Duas fatias de abacaxi, Salada verde
- dois colheres de sopa de sementes de girassol
- 11 Produtos naturais pra perder calorias – Óleo de coco
- Lombos de bacalhau desalados
- Vitamina D Intervém no avanço. Ovos, peixes
Para facilitar a circulação do ar gelado que chega do evaporador situado acima da moldura da porta necessita ser deixado livre de 50 cm da divisão superior e dez cm das paredes. Corredor: Não tem evaporador. A temperatura reinante é intermediária entre a do exterior e de quartos.
O frio recebe as paredes dos quartos e de um a outro lado das portas no momento em que se abrem para tirar ou juntar frutos. A geladeira é uma actividade de capital intensivo. O serviço ao investimento em construção, isolamento, instalações e maquinaria soma mais de 50% dos gastos. Outras despesas fixas (pessoal de manutenção e vigilância, impostos) somam 15%. Os custos variáveis são só 35%. O investidor tem que proporcionar-se a ocupação das casas.
Há vantagens de escala : os custos do metro cúbico de quarto frio eliminam com o tamanho das instalações. O fruto deve ser colhido ao começar o tempo de maturação pra que lhe restar, após resfriado, o tempo essencial para a embalagem e as etapas de comercialização e o freguês chegue dias antes da completa maturação.