Cantão De San Ramón

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

San Ramón é o cantão número 2 da província de Alajuela, pela Costa Rica. Está encontrado pela seção ocidental do Vale Central da Costa Rica. Possui uma área de 1018.64 km2 e está dividido em quatrorze distritos. Limita-se ao norte com São Carlos e felosa-poliglota, ao sul com São Mateus, ao leste com Atenas, Palmares e Laranja, e a oeste com o Time, Abangares, Montes de Ouro, Puntarenas e Polvilhe.

Foi fundado no dia 21 de agosto de 1856. Sua sede é a cidade de San Ramón. Segundo o Censo Nacional de 2011, a população do cantão era de 80.566 habitantes, dos quais 6,9% nasceu no estrangeiro. O mesmo censo aponta que tinham 23.301 residências ocupadas, dos quais 66,7% estavam em excelente estado e tinham dificuldades de superlotação em 3,4% das casas.

O 52,9% de seus habitantes vivem em áreas urbanas. Entre outros fatos, o grau de literacia de cantão é de 97,5%, com uma escolaridade média de 8,dois anos. Pro ano de 2012 apresentou um índice de desenvolvimento humano de 0.738 de acordo com o Programa das Nações Unidas pro Desenvolvimento. O primeiro distrito e da cidade de San Ramón é um considerável centro comercial e da cidade mais sério da região alta do Vale Central de fora da Grande Área Metropolitana. Está localizada a 42 km do Aeroporto Internacional Juan Santamaria e a 51 quilômetros do porto de Caldeira, o que lhe confere relevância estratégica.

  • Dois Divisão de Business
  • Registado em: Dezoito ago 2005
  • Tenha um plano de negócios
  • Realizar o produto ou serviço segundo o projeto
  • Estudo dos ciclos e cargas de trabalho, do mesmo jeito que a tua distribuição
  • dois Entre a Argentina e o Paraguai
  • Apelidos: O bicho, a anã, a criancinha alfinete
  • Livre acesso às sugestões

É a sede regional de numerosas entidades públicas, entre elas a Sede do Ocidente da Universidade da Costa Rica e o Hospital Carlos Luis Valverde Vega. Os principais culturas agrícolas são o café e a cana-de-açúcar. Entre as atividades comerciais no centro da cidade estão lojas de roupas, sapatarias, lojas de jóias, venda de comidas, etc., O templo católico mais amplo da área central é dedicado a São Raimundo Nonato.

Por outro lado, a região conta com um Museu Regional (pertence à UCR) com características arquitectónicas de ação neoclássica, e o Centro Cultural José Figueres Ferrer (dedicado a este ex-presidente da Costa Rica, nascido em San Ramón). Todos os anos, no dia 30 de agosto, véspera da festividade do Santo Padroeiro São Raimundo Nonato, celebra-se a Entrada de Santos, uma centenária tradição popular religiosa que distingue o cantão.

Na data pré-colombiana, o território que hoje em dia corresponde ao cantão de San Ramón era habitado por indígenas do chamado Reino Huetar do Ocidente, que no início da conquista foram domínios do rei Garabito. No ano de 1843 era um mestre de primeiras letras no recinto, Dom Félix Fernández.

Em 1857, a municipalidade de San Ramón financiou o funcionamento de cinco escolas. Em 1885, havia uma universidade Central de Homens e outra instituição Central de Meninas. Em 1886, fundou uma instituição mista no bairro San Rafael. Em 1889 fundou duas escolas privadas. Em 19 de novembro de 1939, inaugurou um novo centro educativo com o nome de faculdade George Washington, o governo de dom Leão Cortês Castro.

Na década dos anos 40, foi montada a universidade Complementar, que deu aulas até o terceiro ano de ensino médio. O 2 de abril de 1952, foi elaborado o Instituto de Educação Superior de São João, que funcionou no início, no prédio da referida escola, que na atualidade denomina-se Instituto Superior de San Ramón Julho Acosta Garcia.

Em 1952 foi fundada a escola Normal de São João, a qual, em 1973, no momento em que foi formada a escola Nacional, mediante Lei, Não. 5182 se juntou a ela e, dois anos depois, o Centro Regional do Ocidente, com convênio assinado em 1974 pra fundir os 2 centros de ensino superior. A universidade de Costa Rica iniciou suas atividades docentes em 1968, abrindo no cantão sua primeira Sede Regional. No segundo semestre de 1983, inauguraram as algumas instalações desta sede, durante a administração de Luis Alberto Monge Álvarez; espaços que se denomina, atualmente, campus Universitário Carlos Monge Alfaro.

Em 1844, no momento em que foi formada a ermida. Durante o episcopado de dom dom José Anselmo Llorente e Lafuente primeiro bispo de Costa Rica, em 2 de dezembro de 1854, foi criada a paróquia dedicada a São Raimundo nonato. Dois anos antes, em 1842, os vizinhos do nascente povoado imediatamente haviam solicitado ao Congresso dar início o respectivo método para a formação de um povo e, desse modo, legalizar os direitos de posse sobre o assunto as terras colonizadas. Com data de 22 de novembro de 1843, um novo escrito, dirigido ao Chefe Político de Alajuela, e assinado por 38 colonos reitera a solicitação, convertendo explícitas as razões da migração para o Vale Dos Palmares.

Rolar para cima