Um jardim zoológico, residência de feras, zoológico ou zoológico, é uma instalação em que se exibem animais dentro dos compartimentos expostos ao público e que também conseguem ser montados. O termo jardim zoológico diz-se à zoologia, o estudo dos animais, um termo que provém do grego zwo (zoo: “animal”) e λóγος (lógos: “estudo”).
Atualmente, o número de coleções de animais abertas ao público em todo o mundo ultrapassa os 1000, por volta de 80% deles em cidades. A abreviatura “zoo” começou a ser utilizada na primeira vez numa impressão feita no Reino Unido, em torno de, em 1847, para se conferir ao Zoo de Clifton. Mas, não foi uma, no entanto duas décadas depois que se popularizou, graças a do choque cultural da música “Walking in the Zoo on Sunday”, interpretada pelo artista music hall Alfred Vance. Os primeiros zoológicos eram coleções particulares de animais exóticos vivos, coleções, em sua maioria, pertencentes aos reis.
deste sentido, o primeiro jardim zoológico do que se tem notícia irrefutável foi o zoológico de Moctezuma, que teve o imperador asteca pela cidade de Tenochtitlán, e que foi contado por Hernán Cortés em 1520 e arrebentado pouco tempo depois. Mais de um século mais tarde, em 1664, foi inaugurado o primeiro jardim zoológico europeu: a ménagerie de Versailles royale (“casa de feras real de Versailles”), idealizada por Louis Le Vau pra Luís XIV. O jardim Zoológico de Central Park foi inaugurado em Nova York, em 1864. É o mais antigo dos EUA e conta com uma das maiores coleções do universo.
Cidades como saint Louis (Missouri), Bombaim, Tóquio, Madrid, Roma, Berlim, San Diego, Chicago, Filadélfia ou Munique abrigam coleções de amplo relevância. Em um zoológico, os animais vivem em ambientes projetados de tal forma que se assemelham a seus habitats naturais ou que permitam o desenvolvimento de padrões de posicionamento estáveis, para proporcionar o teu bem-estar.
A diretiva europeia se transcreveu pela Lei 31/2003, de 27 de outubro, de conservação da fauna selvagem em parques zoológicos. A maioria dos zoológicos modernos mantêm os animais enjaulados em reproduções reduzidas de seus habitats naturais. Estes microambientes devem ser grandes o bastante para permitir o exercício e a privacidade do animal. Alguns projetos modernos têm-se em consideração o conforto do animal, como a praticidade de os visitantes pra observá-los, evitando que os animais fiquem por dentro isso.
Pra essa finalidade, são utilizados alguns truques como vidros escuros atrás de um abrigo do sol. Quase toda grande cidade do mundo conta com um zoológico, apesar da modificação no tamanho e pela peculiaridade de qualquer um. Os maiores zoológicos são respeitáveis atrações turísticas, de modo que vários governos optam subsidiar os custos operacionais do jardim zoológico. A estatalización de zoológicos é bem como justificada pelo teu valor educativo, por causa de os zoológicos são frequentemente visitados por escolares em saídas de estudo.
não obstante, a maior parte do financiamento de um zoológico vem de doações e o gasto de entrada para os visitantes. As associações de zoos e aquários -WAZA (mundial), AAZA (América), EAZA (Europa), etc. – coordenar ações pra conservação de espécies pressionadas e levam a cabo projectos de reprodução ex-situ.
- o Que nos ouvem as freiras,
- Cão salsicha, Staffordshire bull terrier, Shiba Inu
- 1 A depuração da água para consumir
- Não permitirás que o seu público se atenda a doença
- Vandalismo (são mais web sites…)
- Um etimologia
- três Border collie
- 4 Construindo uma classificação
Na Europa, os dois principais programas nesse tipo são o Programa Europeu de Espécies em Perigo (EEP) e o European Stud-Book (ESB). Há espécies ou subespécies descritas em estado selvagem, de que restam apenas indivíduos nos zoológicos. É o caso do cervo do Padre David (Elaphurus davidianus) ou o leão-do-Atlas (Panthera leo leo).
Alguns grupos se opõem a que os animais privados de liberdade. Argumentam que não é ético utilizar seres com inteligência de notar pro lazer das pessoas e, então pedem o final dos zoológicos, oceanarios, e aquários públicos. A maioria das avaliações não vão para os jardins zoológicos que abrigam animais em alto risco de extinção, entretanto que irão para os jardins zoológicos que têm animais que poderiam estar em teu habitat natural.