O Novo Tiwanaku?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Império inca ou inca (em quechua: Tawantinsuyu, lit. O território do mesmo denominou-se de Tawantinsuyu e o período de seu domínio é conhecido, também, como era inca e/ou final de descomplicar a leitura. Floresceu pela localidade andina do subcontinente entre os séculos xv e xvi, como decorrência do apogeu da civilização incaica.

Abarcou em torno de 2 milhões de quilômetros quadrados entre o oceano Pacífico e a floresta amazônica, desde as proximidades de Pasto (Colômbia), ao norte, até o rio Maule (Chile) ao sul. A Civilização inca surgiu das terras altas do Peru, em determinado momento, no começo do século xiii. Após este tempo de apogeu, o império entrou em declínio por diversos problemas, sendo o principal o confronto pelo trono entre os filhos de Huayna Capac: os irmãos Huáscar e Atahualpa, que levou até mesmo a uma disputa civil. Entre os incas a varíola acabou com o monarca Huayna Capac, provocou a guerra civil anterior ao surgimento hispânica e causou um desastre demográfico em Tahuantinsuyu.

  • 6 Harrison Wells/Assim ele é capaz de/Flash Reverso
  • 1 caneta esferográfica vermelha
  • um – você Deve evidenciar segurança e segurança em si mesmo, desde o primeiro instante
  • Cumpre Com a Amar (Omar Géis)
  • 1993: O sonho de Arizona
  • 1 10 Chaves para Aumentar tua auto-Estima e Tornar-se mais Atraente e com Ações pela bolsa

Finalmente, Atahualpa derrotou em 1532. Mas, tua ascensão ao poder coincidiu com a chegada das tropas espanholas sob o comando de Francisco Pizarro, que capturaram o inca e em vista disso o executou. Com a morte de Atahualpa em 1533 culminou o Império inca. Os incas consideravam a seu rei, o Sapa Inca, como o “filho do sol”. A economia inca vem sendo descrita de forma contraditória pelos estudiosos como “feudal, escravo, socialista (por aqui pode-se escolher entre o paraíso socialista ou a tirania socialista)”. O império Inca funcionou, em amplo fração, sem dinheiro e sem mercados. Em troca, o intercâmbio de bens e serviços baseou-se na reciprocidade entre indivíduos e entre indivíduos, grupos e governantes incas.

Impostos’ era uma responsabilidade do trabalho de uma pessoa para o Império. Os governantes incas (que, possivelmente, possuíam todos os meios de produção) corresponderam ao propiciar acesso a terra e os bens e a prestação de alimentos e bebidas em festas de seus súditos. O Império inca, abrangendo os atuais territórios correspondentes ao sudoeste da Colômbia pela divisa, passando pelo Equador, principalmente por Peru, oeste da Bolívia, a metade norte do Chile e o norte, noroeste e oeste da Argentina. O império foi dividido em 4 deles: o Chinchaysuyu (Chinchay Suyu) ao norte, o Collasuyu (Qulla Suyu) ao sul, o Antisuyu (Anti Suyu) pro leste e Contisuyu (Kunti Suyu) ao oeste.

A capital do império foi a cidade de Cusco, no atual Peru. Isto levou a que existam imensas contradições entre os textos coloniais e um exemplo disso representam as linhas do tempo sobre o assunto os governantes incas; sendo assim, em várias crônicas são atribuídas as mesmas façanhas, dados e episódios diferentes governantes. Sobre as crônicas do império inca, é relevante ressaltar que abundantes autores tiveram certos interesses ao escrevê-las. Os ayllus e propagação da cultura inca tinham cânticos especiais através dos quais narravam a tua história.

Estes cânticos executados em instituídas cerimônias em frente ao Inca. Estes relatos, a maneira de memória coletiva, constituem os primeiros registros históricos recolhidos nas crônicas. Outro jeito utilizado pra registrar a história foram uns mantos e tabelas que continham pinturas representando passagens heróicos. Estes documentos foram guardados em um lugar chamado Poquen Campo.

sabe-Se que o Vice-rei Toledo enviou ao rei Felipe II quatro panos que ilustravam a vida dos incas adicionando-se com tuas próprias expressões, que “os yndios pintores não tinham a curiosidade de os de lá”. Em geral, o império inca se lembravam dos factos que lhes pareciam respeitáveis de se relembrar e não era necessária a precisão.

Além do mais, os governantes podiam ordenar retirar intencionalmente os registros históricos alguns detalhes que possam incomodá-los. Mais pouco tempo atrás, no século XX, aparecem outros elementos desta reinvenção de tradições, como são os casos da bandeira do império inca e a solenidade cuzqueña do Inti Raymi. Cabe dizer que todas essas reinvenções, são cota de um processo natural em todas as culturas, mas pra perceber a história inca, é preciso diferenciar quais são os aspectos sincréticos ou inventados e quais não o são. Pro ano de 900 d. C. se inicia a decadência dos estados Huari e Tiahuanaco na área central andina.

Rolar para cima