Se pudéssemos colarnos em um dia qualquer de uma das mentes mais brilhantes dos últimos 400 anos, veremos que não fazem nada muito diferenciado do que o que somos acostumados fazer nós. Descubriríamos que temos muito em comum com Joan Miró, Charles Darwin, Beethoven ou de Alice Munro. Que eles também madrugan -e muito-; que tomam uma xícara de café ou de chá antes de começar o dia; que se dê uma ducha pra acordar; que tentam escoltar um horário.
Que têm longas jornadas de trabalho. Que tentam combinárselo com a família. Henri Matisse, por exemplo, pintava todos os dias, sem exceção, sendo assim mesmo, tinha que lograr seus modelos pra que posaran pra ele. “Não compreendem que eu não poderei sacrificar meus domingos por elas apenas pelo motivo de tenham namorado”, alegou.
Acreditava pela obediência, a mesma que observava Ingmar Bergman, o cineasta sueco, para publicar os roteiros de seus videos. “Você Sabe o que é fazer cinema? “Uma rotina sólida gera um ambiente batido pras nossas energias mentais e nos auxílio a conjurar a tirania dos estados de ânimo. Criando bons hábitos desejamos libertar as nossas mentes para passar a campos de ação de verdade sérias”, reconhece Mason Currey no livro Rituais cotidianos. Como trabalham os artistas (Turner Noema, 2014), um compêndio das rotinas, tics, raridades e manias de mais de 160 escritores, pintores, compositores ou científicos.
- Aristóteles (Constituição de Atenas. Texto original em inglês no Livro program
- Anúncios em tv, rádio e cinema
- Implementação do grau de força da expressão-passe
- 6-Chefe do centro de investigação
- Nicolasguerrajequier (conversa) 00:39 vinte e um jun 2017 (UTC)
- 7 Operação Vitória: captura de Abimael, e colapso
“As rotinas são necessárias e todos as temos, embora não nos percatemos -indica Llúcia Viloca, psiquiatra e psicanalista, afiliado da Sociedade Portuguesa de Psicanálise-. Os artistas e as pessoas com trabalhos muito criativos antes de começar a fazer passam por um estágio de vago, o de enfrentar a página em branco e isto é muito angustiante. Precisam dar algo frequente e invariável que lhes dê segurança, que tem êxito como eixo estruturador pra partir daí poder de construir”. E esses são os rituais cotidianos.
uma olhada pros que continuam ou são seguidos de várias mentes brilhantes podes conceder-nos, talvez, algumas dicas pra ser mais produtivo ou, quem sabe, aproximar-nos, mesmo que seja um pouquinho a sua genialidade. A importância de uma rotina de Muitos dos rituais ou comportamentos que seguimos têm a atividade de preparar o cérebro pra tarefa que vai abordar.
Como por exemplo, na manhã, em geral, todos temos os mesmos costumes: tiramos o pijama, nos duchamos, tomamos um café, tomamos café da manhã; com várias diferenças, de acordo, entretanto seguimos um mesmo modelo que nos predispõe pra dirigir-se trabalhar. “Esses rituais têm a função de determinar cortes temporários -sinaliza Eparquio Magro, psicólogo clínico e diretor do Centro Psicológico de Rayuela (Tenerife)-.