O Sistema de Integração centro-americana (SICA) é o quadro institucional da integração da região centro-americana, desenvolvido pelos Estados de Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá. Posteriormente, aderiram como membros plenos Belize, no ano de dois mil e, a partir de 2013, a República Dominicana. O Sistema conta com um grupo de países Observadores Regionais e Extrarregionales. Os Observadores Regionais são: México, Chile, Brasil, Argentina, Peru, EUA da América, Equador, Uruguai e Colômbia. Por outro lado, são Observadores Extrarregionales Taiwan, Espanha, Alemanha, Itália, Japão, Austrália, Coreia do Sul, França, a Santa Sé e o Reino Unido. Atualmente, o Haiti descobre-se em processo de incorporação perante a ordem de Observador Regional.
A constituição do SICA foi apoiada na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na sua Resolução A/quarenta e oito L de 10 de dezembro de 1993, ficando o Protocolo de Tegucigalpa, devidamente cadastrado diante a mesma. Isso permite que seja invocado internacionalmente e, além disso, permite que os órgãos e organizações regionais do SICA classificar-se com o Sistema das Nações Unidas.
O Sistema de Integração centro-americana (SICA), tem por intuito fundamental pra obter a integração da américa Central pra constituirla numa localidade de paz, autonomia, democracia e desenvolvimento. Consolidar a democracia e consolidar tuas organizações a respeito da base da vida de Governos eleitos por sufrágio universal, livre e secreto, e do estrito respeito aos Direitos Humanos. A promoção de um regime espaçoso de liberdade que assegure o desenvolvimento pleno e harmonioso do indivíduo e da comunidade no seu conjunto. Obter um Sistema regional de bem-estar e a justiça econômica e social pros povos centro-americanos. Alcançar uma combinação económica e consolidar o sistema financeiro americano.
Fortalecer a localidade como um bloco econômico pra, em vista disso, entra triunfalmente pela economia internacional. Reafirmar e consolidar a autodeterminação de américa Central, em suas relações externas, a começar por uma única estratégia que reforce e amplie a participação da localidade, em teu conjunto, em âmbito internacional. Promover, de modo harmônica e equilibrada, o desenvolvimento sustentável econômico, social, cultural e político dos Estados-membros e da região. Formar o Sistema de Integração centro-americana sustentado em uma ordem institucional e jurídico, e fundamentado bem como no respeito mútuo entre os Estados-membros.
- Faça menção ao autor no momento em que digitar uma questão que não é teu
- Facilitar a busca, a recuperação e o compartilhamento de recursos educacionais abertos
- três Os Romanov
- Concurso de subir uma foto com um hashtag
- cinco TripAdvisor: 10 dicas de manuseá-lo com sucesso
- um Em finanças
- dúvidas e respostas
- Gerenciamento de caso-manutenção
A identidade Brasileira como manifestação ativa dos interesses regionais e a vontade de participar na consolidação da integração da Região. O gradualismo, especificidade e progressividade do recurso de integração econômica, sustentado no desenvolvimento regional harmônico e equilibrado; e o tratamento especial pros países-participantes de menor desenvolvimento relativo; a equidade e reciprocidade; e a Cláusula centro-americana de Exceção. A globalidade do modo de integração e a participação democrática, no mesmo, de todos os setores sociais. A segurança jurídica das relações entre os Estados-Membros e a solução Pacífica de suas controvérsias.
O Tratado Geral de Integração Econômica centro-americana, assinado a 13 de dezembro de 1960 (Tratado de Manágua) deu origem ao Mercado Comum centro-Americano (MCCA). Em vinte e nove de outubro de 1993, foi assinado o Protocolo ao Tratado Geral de Integração Econômica centro-americana (Protocolo de Guatemala), em que as partes se comprometeram a conseguir, de modo voluntária, gradual, complementar e progressiva, a União Econômica centro-americana. Pra essa finalidade, constituíram o Subsistema de Integração Econômica, cujo corpo humano técnico e administrativo é a Secretaria de Integração Econômica centro-americana (SIECA), que tem tua sede na Guatemala.
em trinta de março de 1995, foi assinado o Tratado de Integração Social da américa Central, que organiza, regula a suporte e o Subsistema Social, que compreende a área social do SICA. Foi constituído pra alavancar a coordenação, harmonização e convergência das políticas sociais entre si e com as além da medida políticas dos Estados-Membros do SICA.
Ainda de acordo com o seu tratado que determina a sua sede tem que estar no Panamá, ela está nos escritórios da Secretaria-Geral do SICA, localizadas em Salvador. • Fortalecimento da institucionalidade regional. Por sua vez, os Chefes de Estado e de Governo reunidos em San Salvador, El Salvador, aprovaram um Plano de Ação, pra facilitar as orientações técnicas e políticas destinadas a simplificar o relançamento. A este respeito, ensinaram ao Conselho de Ministros das Relações Exteriores e o Comité Executivo do SICA, pra que, de modo coordenada com a Secretaria Geral do SICA, a montar de forma imediata, as ações pertinentes. O diagrama seguinte fornece a forma que o Sistema de Integração centro-americana está estruturado na atualidade. SANAHUJA, José Antonio. 2007. “Regionalismo e integração na América Latina: balanço e promessas”, Pensamento ibero-Americano (nova era), monográfico “A nova agenda de desenvolvimento na América Latina”, n.º 0, fevereiro de 2007, 0212-0208, pp.
1. LinkedIn é uma mídia social pra uso profissional, de modo que se espera que você se comporta como tal. O primeiro é preencher por completo o teu perfil é teu cartão de exibição. Não fazê-lo diz de si que não se toma a sério as coisas. 2. A foto nas redes sociais é fundamental, todavia no LinkedIn é como um diagnóstico que ou você passa ou não passa, e você está fora.